Fraternidade Nova Era
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crise nos EUA

Ir para baixo

Crise nos EUA Empty Crise nos EUA

Mensagem  Mestre Gnomo Qui Set 25, 2008 9:56 am

Quarta, 24 de setembro de 2008, 22h15

Bush diz que toda a economia dos EUA está em perigo

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fez nesta noite o primeiro pronunciamento à nação desde o agravamento da atual crise econômica, há pouco mais de uma semana. Ele afirmou que a atual crise deixa toda a economia dos EUA "em perigo" e pediu que os americanos apóiem o pacote de US$ 700 bilhões anunciado na última sexta-feira pelo governo. "Estamos em meio a uma séria crise financeira", disse.

Bush confirmou que o país corre o risco de enfrentar uma "longa e dolorosa recessão". Ele afirmou que o plano contra a crise, que espera aprovação no Congresso, não servirá para "salvar companhias individuais, mas para proteger toda a economia dos EUA".

O presidente dos EUA disse que normalmente não concordaria com uma intervenção do Estado na economia, mas que desta vez o país "não está em circunstâncias normais, o mercado não está funcionando adequadamente". "Não temos outra opção a não ser intervir (no mercado)".

Se o pacote do governo não for apovado, disse o presidente, "mais bancos podem quebrar, bolsas irão cair ainda mais, faltará crédito para consumidores e muitos americanos poderão perder seus empregos". "O custo para os americanos será muito maior".

O presidente americano também afirmou ter convidado os dois candidatos à sua sucessão, o democrata Barack Obama e o republicano Joh McCain, para um encontro com congressistas dos dois partidos para discutir a crise, em Washington, nesta quinta-feira.

Críticas

O plano de salvamento tem sido alvo de críticas e dúvidas. Uma das questões é se será criado ou não algum tipo de mecanismo para avaliar e regular a implementação do plano.

O temor é de que o tesouro americano concentre muito poder para gastar os US$ 700 bilhões. Outro ponto em discussão é sobre como usar os recursos. O plano do governo americano prevê a compra de títulos podres dos bancos para, segundo Paulson, "desintoxicar" seus balanços, evitar que quebrem e permitir que voltem a emprestar para o mercado em geral.

De acordo com o Federal Reserve (Fed), a intenção é que esses títulos de má qualidade sejam comprados pelo seu "valor de maturação" e não pelo seu valor de mercado. Isso significa, segundo especialistas, que os bancos que venderem seus títulos ao tesouro vão ter um grande lucro com os papéis e não terão que dar nada em troca pela ajuda.

No Congresso, também há a preocupação de que os profissionais que encabeçaram as perdas não sejam beneficiados pelo resgate, e congressistas querem a limitação de salários de diretores das empresas a serem resgatadas. Parte deles também defende alguma forma de apoio direto aos americanos que podem perder suas casas por causa da crise hipotecária.

Campanha

A crise econômica entrou com força na campanha à presidência americana. O candidato republicano, John McCain, anunciou que está suspendendo sua campanha por causa da crise e propôs a seu adversário, o democrata Barack Obama, que adiassem o debate que têm marcado para esta sexta-feira - o primeiro entre eles nesta campanha.

Falando sobre a proposta após as declarações de McCain, Obama disse que prefere realizar o debate - apesar de não ter deixado claro se pretende ir ao evento na cidade de Oxford, no Estado do Mississippi, mesmo que o republicano não vá. "O que estou planejando fazer agora é debater na sexta-feira", disse o democrata.

"Eu acredito que este é o momento em que o povo americano deve ouvir a pessoa que em aproximadamente 40 dias vai ser responsável por lidar com esta bagunça", afirmou.

A Comissão de Debates Presidenciais dos EUA divulgou um comunicado nesta noite onde confirmou que o primeiro debate entre os candidatos acontecerá na sexta-feira na Universidade do Mississippi, como planejado.

Crise nos EUA 877005-3873-cp2
Bush faz pronunciamento na TV sobre crise


Redação Terra.
Mestre Gnomo
Mestre Gnomo
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 136
Idade : 44
Localização : Brasil
Data de inscrição : 19/06/2008

https://novaera.1talk.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos