Fraternidade Nova Era
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sabedorias

3 participantes

Ir para baixo

Sabedorias Empty Sabedorias

Mensagem  Mestre Gnomo Qui Jun 26, 2008 2:10 pm

As treze Virtudes de
Benjamin Frankli
n


01) TEMPERANÇA: Não comer a ponto da languidez; não beber a ponto da embriaguez.

02) SILÊNCIO: Não falar senão aquilo que seja benéfico a outrem ou a si mesmo; evitar conversas frívolas.

03) ORDEM: Que cada coisa tenha o seu lugar; que cada atividade tenha o seu momento.

04) DECISÃO: Sempre decidir-se a fazer aquilo que deve fazer; fazer sem falta aquilo que decida fazer.

05) PARCIMÔNIA: Não efetuar despesas senão para fazer o bem a outrem ou a si mesmo; isto é, nada desperdiçar.

06) DILIGÊNCIA: Não perder tempo; estar sempre ocupado com algo proveitoso; eliminar todas as ações desnecessárias.

07) SINCERIDADE: Não usar de falsidade; pensar com pureza e justiça e, se falar, fazê-lo do mesmo modo.

08 ) JUSTIÇA: A ninguém prejudicar fazendo-lhe injustiça ou furtando-se a fazer-lhe o bem que lhe seja devido.

09) MODERAÇÃO: Evitar extremos, abstendo-se de lamentar a perda de excessos, por mais valiosos que pareçam.

10) ASSEIO: Não tolerar falta de asseio, no corpo, nas roupas e em casa.

11) SERENIDADE: Não se deixar perturbar por trivialidades, ou ante acidentes comuns e inevitáveis.

12) CASTIDADE: Nunca usar o sexo senão para fins de saúde ou procriação; nunca até a languidez, a fraqueza, ou de modo a perturbar a paz e deslustrar a reputação de outrem ou de si mesmo.

13) HUMILDADE: Imitar Jesus e Sócrates.
Mestre Gnomo
Mestre Gnomo
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 136
Idade : 44
Localização : Brasil
Data de inscrição : 19/06/2008

https://novaera.1talk.net

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty Pecados Capitais

Mensagem  Vinny Sex Jun 27, 2008 1:21 pm

Muito legal esse post... Isso chegou a me lembrar dos Sete Pecados Capitais, aqui estão eles:

Avareza: É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades.

Gula: É a busca constante e incontrolável por comida e bebida, mas há quem também considere a gula por comprar, por usar, por possuir e outros.

Inveja: É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo.

Ira: É o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental e emotivo que conflita o agente causador da ira e o irado.

Luxúria: É o apego e o desejo descontrolado por prazeres carnais, também conhecida como lascívia. É a entrega descontrolada ao sexo em busca de prazer.

Preguiça: É a aversão ao trabalho, a falta de capricho, o desleixo, a lentidão e a recusa em se esforçar.

Soberba: É o mesmo que arrogância, caracterizada pela falta de humildade, pelo sentimento de auto-suficiência afirmando seu ego em oposição a Deus.


A anteposto à eles, as sete virtudes:

gula - temperança
avareza - solidariedade
inveja - gratidão
ira - paz ou calma
luxuria - castidade
orgulho - humildade
preguiça - disposição

Acho legal o tipo de busca para obter uma grandeza de espírito...
Vinny
Vinny
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 35
Idade : 33
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty Re: Sabedorias

Mensagem  Mestre Gnomo Sex Jun 27, 2008 11:40 pm

"Se a sua mente
ainda estiver num
estado de confusão
e agitação, os bens
materiais não lhe
vão proporcionar
felicidade.
Felicidade significa
paz de espírito."


Dalai Lama
Mestre Gnomo
Mestre Gnomo
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 136
Idade : 44
Localização : Brasil
Data de inscrição : 19/06/2008

https://novaera.1talk.net

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty Saber Viver - Charles Chaplin

Mensagem  Mestre Gnomo Sáb Jun 28, 2008 1:27 am

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E então, pude relaxar.

Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.


Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.

Hoje sei que isso é... Autenticidade.


Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.

Hoje chamo isso de... Amadurecimento.


Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.

Hoje sei que o nome disso é... Respeito.


Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.

Hoje sei que se chama... Amor-próprio.


Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.

Hoje sei que isso é... Simplicidade.


Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.

Hoje descobri a... Humildade.


Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez.

Isso é...Plenitude.


Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Tudo isso é... Saber viver!!!


Charles Chaplin
Mestre Gnomo
Mestre Gnomo
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 136
Idade : 44
Localização : Brasil
Data de inscrição : 19/06/2008

https://novaera.1talk.net

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty Algumas do Charlin Chaplin

Mensagem  Vinny Sáb Jun 28, 2008 1:28 am

O Caminho da Vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

(O Último discurso, do filme O Grande Ditador)


--------------------------------------------------------

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim.

------------------------------------------------------------

Tua caminhada ainda não terminou...
A realidade te acolhe dizendo que pela frente o horizonte da vida necessita de tuas palavras e do teu silêncio.
Se amanhã sentires saudades, lembra-te da fantasia e sonha com tua próxima vitória.
Vitória que todas as armas do mundo jamais conseguirão obter, porque é uma vitória que surge da paz e não do ressentimento.
É certo que irás encontrar situações tempestuosas novamente, mas haverá de ver sempre o lado bom da chuva que cai e não a faceta do raio que destrói.
Se não consegues entender que o céu deve estar dentro de ti, é inútil buscá-lo acima das nuvens e ao lado das estrelas. Por mais que tenhas errado e erres, para ti haverá sempre esperança, enquanto te envergonhares de teus erros.
Tu és jovem.
Atender a quem te chama é belo, lutar por quem te rejeita é quase chegar a perfeição.
A juventude precisa de sonhos e se nutrir de lembranças, assim como o leito dos rios precisa da água que rola e o coração necessita de afeto.
Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram!
Olha para trás... mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.

---------------------------------------------------------------------

"O homem não morre quando deixa de viver,
mas sim quando deixa de amar."
Vinny
Vinny
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 35
Idade : 33
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty Albert Einstein

Mensagem  Vinny Sáb Jun 28, 2008 1:34 am

O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.

-----------------------------------------------------------------------------------

Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criámos.

-----------------------------------------------------------------------------------

O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar.

-----------------------------------------------------------------------------------

Uma pequena lembrança da grandiosidade de um ser “INVERTIDO” rsrsrs
Alemanha - Inicio do século 20

Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
“Deus criou tudo o que existe?"

Um aluno respondeu com grande certeza:
-Sim, Ele criou!

-Deus criou tudo?
Perguntou novamente o professor.

-Sim senhor, respondeu o jovem.

O professor indagou:
-Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.

Outro estudante levantou a mão e disse:
-Posso fazer uma pergunta, professor?
-Lógico, foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:
-Professor, o frio existe?
-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?

Com uma certa imponência rapaz respondeu:
-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

O estudante respondeu:
-Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!

Continuou:
-Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
-Senhor, o mal existe?

Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
-Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!

Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça
permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:
Albert Einstein, senhor!
Vinny
Vinny
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 35
Idade : 33
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty Clarice Lispector

Mensagem  Vinny Sáb Jun 28, 2008 1:54 am

Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam.
(A Hora da Estrela)

-------------------------------------------------------------------------------------

Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar.

-------------------------------------------------------------------------------------

O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.

-------------------------------------------------------------------------------------

O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?

--------------------------------------------------------------------------------------

"Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero.
Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce dificuldades para fazê-la forte,
Tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas,
elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos."

---------------------------------------------------------------------------------------

"Só o que está morto não muda!
Repito por pura alegria de viver:
A salvação é pelo risco,
Sem o qual a vida não vale a pena!!!"

----------------------------------------------------------------------------------------

Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser...
Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhece; e a subjetiva... Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos - Quem somos? Não saberemos dizer ao certo!!!
Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência. E você... O que pensa disso?


Que desafio, hein?
"... Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la..."

-----------------------------------------------------------------------------------------

Quando penso no universo: sua complexidade e imensidão, penso nos meus problemas e no quão pequenos eles são.
Vinny
Vinny
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 35
Idade : 33
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty Confúcio

Mensagem  Vinny Sáb Jun 28, 2008 2:03 am

Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros.

-------------------------------------------------------------------------

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?

-------------------------------------------------------------------------

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo."

------------------------------------------------------------------------

"O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente"

------------------------------------------------------------------------

Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.

------------------------------------------------------------------------

O pessimismo torna os homens cautelosos, enquanto, o otimismo torna os homens imprudentes.

------------------------------------------------------------------------

Aprender sem pensar é tempo perdido.

Hehehe, gostei dessa Razz

-----------------------------------------------------------------------

A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.

----------------------------------------------------------------------

Quando voce nasceu todos sorriam e so voce chorava, faça de tudo pois quando voce morrer todos irão chorar e voce sorrirá
Vinny
Vinny
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 35
Idade : 33
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty Filtro Solar

Mensagem  Vinny Sáb Jun 28, 2008 2:06 am

Bom, essa é a letra do clipe que o Pedro Bial redublou, o Filtro Solar (Sunscreen)

Bem interessante a mensagem


Filtro solar!

Nunca deixem de usar o filtro solar.
Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro,
seria esta use filtro solar.

Aproveite bem, o máximo que puder,
o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece...
Você nunca vai entender mesmo o
poder e a beleza da juventude
até que tenham se apagado.

Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que
pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para
tentar resolver uma equação de álgebra.

Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta
medo de verdade.

Cante.

Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.

Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.

Estique-se.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da
vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não
sabiam, aos vinte e dois
o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que eu
conheço ainda não sabem.

Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.
Você vai sentir falta deles.

Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda
em suas bodas de diamante.

dance...

Refrão: Brother and Sister
Together we'll make it trough
Someday a spirit will take you
And guide you there
I know you've be hurting
But I've been waiting to be there for you
And I'll be there just helping you out
Whenever I can

dance...

Dedique-se a conhecer seus pais.
É impossível prever quando eles
terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos.
Eles são a melhor ponte
com o seu passado e
possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no
futuro.

Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de
uns poucos e bons.

More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de
endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de
amolecer.

Viaje.

Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado
do lixo,
esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do
que vale.

Mas, no filtro solar, acredite.
Vinny
Vinny
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 35
Idade : 33
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty Sabedorias

Mensagem  Mini johw Dom Jun 29, 2008 11:32 pm

Não critique!
Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas.
A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido.
E a criatura que gosta de criticar, aos poucos, se vê isolada de todos.
Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar.
Mas, sobretudo, procure corrigir os outros, através de seu próprio exemplo.
Mini johw
Mini johw
Aluno
Aluno

Masculino
Número de Mensagens : 67
Idade : 27
Localização : Brasil
Data de inscrição : 23/06/2008

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=32271992

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty William Shakepeare - O Tamanho das Pessoas

Mensagem  Vinny Seg Jun 30, 2008 12:31 am

Os Tamanhos variam conforme o grau de envolvimento...

Uma pessoa é enorme para ti, quando fala do que leu e viveu, quando te trata com carinho e respeito, quando te olha nos olhos e sorri .

É pequena para ti quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade, o carinho, o respeito, o zelo e até mesmo o amor

Uma pessoa é gigante para ti quando se interessa pela tua vida, quando procura alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto contigo. E pequena quando se desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.

Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos da moda.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.

Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.
Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. O nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de acções e reacções, de expectativas e frustrações.

Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente torna-se mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes.
Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande... é a sua sensibilidade, sem tamanho...
Vinny
Vinny
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 35
Idade : 33
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty William Shakespear - Aprendi

Mensagem  Vinny Seg Jun 30, 2008 12:35 am

“ Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém.

Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e Ter paciência, para que a vida faça o resto.

Aprendi que não importa o quanto certas coisas sejam importantes para mim, tem gente que não dá a mínima e eu jamais conseguirei convencê-las.

Aprendi que posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos.

Que posso usar o meu charme por apenas 15 minutos, depois disso, preciso saber do que estou falando.

Eu aprendi...Que posso fazer algo em um minuto e ter que responder por isso o resto da vida.

Que por mais que se corte uma pão em fatias, esse pão continua tendo duas faces, e o mesmo vale para tudo o que cortamos em nosso caminho.

Aprendi... Que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser, e devo ter paciência.

Mas, aprendi também que posso ir além dos limites que eu próprio coloquei.

Aprendi que preciso escolher entre controlar meus pensamentos ou ser controlado por eles.

Que os heróis são pessoas que fazem o que acham que devem fazer naquele momento, independentemente do medo que sente.

Aprendi que perdoar exige muita prática.

Que há muita gente que gosta de mim, mas não consegue expressar isso.

Aprendi... Que nos momentos mais difíceis, a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria tentar piorar as coisas.

Aprendi que posso ficar furioso, tenho o direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel.

Que jamais posso dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis, pois seria uma tragédia para o mundo se eu conseguisse convencê-la disso.

Eu aprendi que meu melhor amigo vai me machucar de vez em quando, e que eu tenho que me acostumar com isso.

Que não é o bastante ser perdoado pelos outros, eu preciso me perdoar primeiro.

Aprendi que, não importa o quanto meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai parar por causa disso.

Eu aprendi... Que as circunstâncias de minha infância são responsáveis pelo que eu sou, mas não pelas escolhas que eu faço quando adulto;

Aprendi que numa briga preciso escolher de que lado eu estou, mesmo quando não quero me envolver.

Que, quando duas pessoas discutem, não significa que elas se odeiem; e quando duas pessoas não discutem não significa que elas se amem.

Aprendi que por mais que eu queira proteger os meus filhos, eles vão se machucar e eu também. Isso faz parte da vida.

Aprendi que a minha existência pode mudar para sempre, em poucas horas, por causa de gente que eu nunca vi antes.

Aprendi também que diplomas na parede não me fazem mais respeitável ou mais sábio.

Aprendi que as palavras de amor perdem o sentido, quando usadas sem critério.

E que amigos não são apenas para guardar no fundo do peito, mas para mostrar que são amigos.

Aprendi que certas pessoas vão embora da nossa vida de qualquer maneira, mesmo que desejemos retê-las para sempre.

Aprendi, afinal, que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas em que acredito.”
Vinny
Vinny
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 35
Idade : 33
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty TEORIA DA VONTADE

Mensagem  Mestre Gnomo Sáb Jul 05, 2008 3:39 pm

TEORIA DA VONTADE - Eliphas Levi


--------------------------------------------------------------------------------

A vida humana e suas dificuldades incontáveis têm por finalidade, na ordem da sabedoria eterna, a
educação da vontade do homem.

A dignidade do homem consiste em fazer o que quer e em querer o bem, em conformidade com a
ciência do verdadeiro.

O bem conforme ao verdadeiro é o justo.

A justiça é a prática da razão.

A razão é o verbo da realidade.

A realidade é a ciência da verdade.

A verdade é a história idêntica ao ser.

O homem chega à idéia absoluta do ser por duas vias, a experiência e a hipótese.

A hipótese é provável quando é solicitada pelos ensinamentos da experiência; é improvável ou absurda quando é rejeitada por esse ensinamento.

A experiência é a ciência, e a hipótese é a fé.

A verdadeira ciência admite necessariamente a fé; a verdadeira fé conta necessariamente com a ciência.

Pascal blasfemava contra a ciência quando disse que, pela razão, o homem não pode chegar ao conhecimento de nenhuma verdade.

Assim, Pascal morreu louco.

Mas Voltaire não blasfemava menos contra a ciência, quando declarava absurda toda hipótese da fé e admitia por regra da razão apenas o testemunho dos sentidos.

Assim, as últimas palavras de Voltaire foram esta fórmula contraditória:

Deus e a Liberdade
Deus, isto é, um mestre supremo: o que exclui toda idéia de liberdade, como a entendia a escola de Voltaire.
E a liberdade, isto é, uma independência absoluta de todo mestre; o que exclui toda idéia de Deus. A palavra DEUS exprime a personificação suprema da lei e, por conseguinte, do dever; e, se pela palavra LIBERDADE se quiser entender conosco O DIREITO DE FAZER O DEVER, tomaremos, de nossa parte, por divisa e repetiremos sem contradição e sem erro:

Deus e a Liberdade
Como só há liberdade para o homem na ordem que resulta do verdadeiro e do bem, pode-se dizer que a conquista da liberdade é o grande trabalho da alma humana. O homem, libertando-se das más paixões e de sua servidão, de certo modo cria-se a si próprio uma segunda vez. A natureza fizera-o vivo e sofredor, ele se faz feliz e imortal; torna-se, assim, o representante da divindade na terra e exerce relativamente sua onipotência.


AXIOMA I - Nada resiste à vontade do homem quando ele sabe o verdadeiro e quer o bem.

AXIOMA II - Querer o mal é querer a morte. Uma vontade perversa é um começo de suicídio.

AXIOMA III - Querer o bem com violência é querer o mal; pois a violência produz a desordem, e a desordem
produz o mal.

AXIOMA IV - Pode-se e deve-se aceitar o mal como meio para o bem; mas é preciso nunca querê-lo ou fazê-lo, do contrário destruir-se-ia com uma mão o que se edificasse com a outra. A boa fé nunca justifica os maus meios; corrige-os quando são suportados e condena-os quando deles se lança mão.

AXIOMA V - Para se ter direito de possuir, sempre é preciso querer pacientemente e por muito tempo.

AXIOMA VI - Passar a vida querendo o que é impossível possuir, sempre é abdicar da vida e aceitar a eternidade da morte.

AXIOMA VII - Quanto mais a vontade supera obstáculos, mais se fortalece. É por isso que Cristo glorificou a
pobreza e a dor.

AXIOMA VIII - Quando a vontade é consagrada ao absurdo, é reprovada pela eterna razão.

AXIOMA IX - A vontade do homem justo é a vontade do próprio Deus, e é a lei da natureza.

AXIOMA X - É pela vontade que a inteligência vê. Se a, vontade é sã, a visão é justa. Deus disse: Que seja a luz! e a luz é; a vontade disse: Que o mundo seja como eu o quero ver! e a inteligência o vê como a
vontade quis. É o que significa a expressão assim seja, que confirma os atos de fé.

AXIOMA XI - Quando alguém cria fantasmas, põe no mundo vampiros, e será preciso alimentar esses filhos de um pesadelo voluntário com seu sangue, sua vida, sua inteligência e sua razão, sem nunca saciá-los.

AXIOMA XII - Afirmar e querer o que deve ser é criar; afirmar e querer o que não deve ser é destruir.

AXIOMA XIII - A luz é um fogo elétrico colocado pela natureza a serviço da vontade: ilumina os que dela sabem servir-se, queima os que dela abusam.

AXIOMA XIV - O império do mundo é o império da luz.

AXIOMA XV - As grandes inteligências cuja vontade equilibra-se mal assemelham-se aos cometas, que são sóis abortados.

AXIOMA XVI - Nada fazer é tão funesto quanto fazer o mal, mas é mais covarde. O mais imperdoável dos pecados mortais é a inércia.

AXIOMA XVII - Sofrer é trabalhar. Uma grande dor sofrida é um progresso realizado. Os que sofrem muito vivem mais do que os que não sofrem.

AXIOMA XVIII - A morte voluntária por abnegação não é um suicídio; é a apoteose da vontade.

AXIOMA XIX - O medo é apenas uma preguiça da vontade, e é por isso que a opinião desencoraja os covardes.

AXIOMA XX - Consegui não temer o leão, e o leão vos temerá. Dizei à dor: Quero que tu sejas um prazer, e ela se tornará até mais do que um prazer, uma felicidade.

AXIOMA XXI - Uma corrente de ferro é mais fácil de quebrar que uma corrente de flores.

AXIOMA XXII - Antes de declarar um homem feliz ou infeliz, sabei como o fez a direção de sua vontade: Tibério morria todos os dias em Capri, enquanto Jesus provava sua imortalidade e sua divindade no Calvário
e na cruz.
Mestre Gnomo
Mestre Gnomo
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 136
Idade : 44
Localização : Brasil
Data de inscrição : 19/06/2008

https://novaera.1talk.net

Ir para o topo Ir para baixo

Sabedorias Empty Re: Sabedorias

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos