Cientistas planejam construção de elevador espacial

Ir em baixo

Cientistas planejam construção de elevador espacial

Mensagem  Vinny em Qua Set 24, 2008 11:00 pm

Cientistas planejam construção de elevador espacial

Cientistas japoneses estão tão empolgados com a possibilidade de construir um elevador espacial de verdade que em apenas dois meses o país será anfitrião de uma conferência voltada para estabelecer um cronograma de produção.

A tecnologia de nanotubos de carbono avançou tão rapidamente que estamos quase obtendo um material capaz de suportar as incríveis forças necessárias para um cabo de elevador espacial: de acordo com o presidente da Associação do Elevador Espacial do Japão, ele só precisaria ter o quádruplo da força da corda de nanotubos mais forte da atualidade.

Os benefícios em potencial de acessar o espaço subindo por um cabo em vez de lançar foguetes são pra deixar qualquer um maluco... especialmente se você levar em conta que poderia ser 100 vezes mais barato do que chegar lá usando um Ônibus Espacial.

Mas construir uma corda de carbono de mais de 36 mil quilômetros de comprimento (ou, mais provavelmente, uma série de cordas paralelas) para conectar uma "plataforma de lançamento" na Terra a um ponto geoestacionário em órbita ainda soa muito como ficção científica.
Todavia, parece que o desenvolvimento da tecnologia de nanotubos de carbono teve um incremento de mais de 100 vezes na força da fibra nos últimos cinco anos: quadruplicar isto agora certamente parece ser bastante plausível.

O diretor da Associação do Elevador Espacial também acha que uma tecnologia semelhante à do trem bala poderia ser usada para construir os carros do elevador, já que os nanotubos podem ser usados como condutores elétricos.


Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3201374-EI4799,00.html
avatar
Vinny
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 35
Idade : 28
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/06/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum