Fraternidade Nova Era
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Animais Prevêem Desastres Naturais

3 participantes

Ir para baixo

Animais Prevêem Desastres Naturais Empty Animais Prevêem Desastres Naturais

Mensagem  Mestre Gnomo Ter Jun 24, 2008 6:09 pm

Segunda, 26 de maio de 2008, 16h48 Atualizada às 18h34

Sobreviventes: animais previram terremoto de 1976

Na opinião dos sobreviventes do violento terremoto de Tangshan ocorrido em 1976, perto de Pequim, poderiam ter sido evitadas as mortes no tremor que abalou a província chinesa de Sichuan no dia 12 de maio passado, se as pessoas tivessem prestado mais ateção ao estranho comportamento dos animais.

O terremoto que estremeceu há mais de 30 anos o norte da China havia reunido vários sinais premonitórios, asseguram hoje em dia os que sobreviveram à catástrofe.

Os cães ladraram selvagemente durante horas antes de o sismo golpear a região às 3h42 da madrugada, recorda Fu Wenran, que perdeu a esposa junto com outras 240 mil pessoas no dia 28 de julho de 1976.

Os ratos e as serpentes se agitaram, saindo de suas tocas, como se estivessem enlouquecidos. Os cavalos e as vacas davam coices contra as paredes dos estábulos.

"Os animais tentavam nos dizer alguma coisa. Se tivéssimos sabido, não teria morrido tanta gente", lamenta Fu. Para ele, assim como para muitos sobreviventes do sismo de Tangshan, seria também preciso ter sabido "ouvir" os animais antes do tremor de Sichuan, no sudoeste do país, que deixou pelo menos 86 mil mortos e desaparecidos.

Vários dias antes, centenas de milhares de sapos deixaram a cidade de Mianyang, perto do epicentro. Hoje, muitos vêem neste êxodo um sinal premonitório, como se reflete nos blogs da internet.

Embora seja difícil vincular com certeza ambos os fenômenos, os cientistas admitem que os animais, sensíveis a ondas sonoras, possam pressentir a iminência deste tipo de catástrofe.

"Há estímulos físicos e químicos que emanam da terra antes de um terremoto e provavelmente são sentidos pelos animais", explica George Pararas-Carayannis, químico e oceanógrafo, presidente da Tsunami Society, com sede em Honolulu.

"Ao final de tudo, o estudo do comportamento dos animais poderia servir para desenvolver melhores instrumentos de detecção para previsões a curto prazo", estima.

Os cientistas podem detectar sinais que elevam as possibilidades de que um terremoto ocorra, como as pressões sísmicas, as inclinações do solo ou as modificações dos campos magnéticos. Mas, até agora, estas técnicas não permitiram prever com exatidão um fenômeno destas características.

Nos anos 60, uma equipe de especialistas chegou à China para efetuar um estudo sobre a possível relação entre os comportamentos animais e os tremores. Em 1975, foi constatado, com incrível precisão, um tremor de magnitude 7,3 em Liaoning, uma província no noreste da China.

Mas a bibliografia sobre o assunto ainda é insuficiente para confiar totalmente na atitude dos animais, como prevenção, estima Huang Zhujian, o então dirigente dessa equipe.

"Sabemos que os animais podem sentir a chegada de um sismo, mas isto só pode ser um indício suplementar. Continuamos dependendo, principalmente, dos metódos geológicos", apesar de sua incapacidade de poder detectar esses fenômenos com antecedência, admite.

AFP
Mestre Gnomo
Mestre Gnomo
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 136
Idade : 44
Localização : Brasil
Data de inscrição : 19/06/2008

https://novaera.1talk.net

Ir para o topo Ir para baixo

Animais Prevêem Desastres Naturais Empty Re: Animais Prevêem Desastres Naturais

Mensagem  Mestre Gnomo Ter Jun 24, 2008 6:11 pm

Terça, 20 de maio de 2008, 13h56 Atualizada às 16h01

Animais teriam previsto terremoto chinês

Antes do terremoto devastador que atingiu a província chinesa de Sichuan há mais de uma semana e deixou quase 40 mil mortos, vários animais teriam agido de forma estranha em diferentes regiões do país, segundo o site do jornal Daily Mail. À medida que a reação dos animais antes do terremoto é divulgada, surge a dúvida se a tragédia poderia
ter sido evitada.

Milhares de sapos atravessaram uma ponte em Taizhou, uma cidade da província de Jiansu, dois dias antes de ocorrer o tremor. Taizhou, norte de Xangai, está longe do epicentro do terremoto, na província de Sichuan, mas o fenômeno se repetiu em áreas mais próximas ao desastre.

Outro grupo de sapos fez o mesmo em ruas da cidade de Mianzhu, onde milhares de pessoas foram mortas ou feridas, um dia antes do abalo. Sismólogos dizem que é praticamente impossível prever quando e onde um terremoto vai ocorrer, mas os chineses são conhecidos por usar o comportamento animal para fazer previsões há anos.

Animais de um zoológico em Wuhan também teriam se comportado de forma estranha horas antes do terremoto. Turistas britânicos viram e relataram que, momentos antes do tremor, os pandas da reserva Wolong ficaram agitados.

Neste ano, foi divulgada uma pesquisa relacionada à habilidade de animais fazerem previsões. Segundo o estudo da uma bióloga britânica Lauren Smith, 24 anos, os tubarões podem ser usados para prever tempestades. Ela investiga a sensibilidade dos tubarões à pressão atmosférica.

Redação Terra


Última edição por Mestre Gnomo em Ter Jun 24, 2008 6:14 pm, editado 1 vez(es)
Mestre Gnomo
Mestre Gnomo
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 136
Idade : 44
Localização : Brasil
Data de inscrição : 19/06/2008

https://novaera.1talk.net

Ir para o topo Ir para baixo

Animais Prevêem Desastres Naturais Empty Re: Animais Prevêem Desastres Naturais

Mensagem  Mestre Gnomo Ter Jun 24, 2008 6:13 pm

Terça, 25 de março de 2008, 15h14 Atualizada às 15h34

Tubarões podem prever mau tempo, diz pesquisa

Os tubarões podem ser usados para prever tempestades, sugere uma pesquisa feita por uma bióloga britânica. Lauren Smith, de apenas 24 anos, está perto de concluir o doutorado, em que investiga a sensibilidade dos tubarões à pressão atmosférica.

Se as pesquisas de Smith confirmarem o que a sua teoria diz, os cientistas poderão, no futuro, monitorar o comportamento dos tubarões para antecipar a chegada do mau tempo.

Parte das pesquisas foi realizada em uma câmara de altitude no Centro Hiperbárico Nacional em Aberdeen, na Escócia, e revelou que os tubarões sentem pequenas mudanças na pressão atmosférica - um sinal de tempestade iminente - e procuram segurança nas profundezas do oceano.

As mudanças de pressão dentro da câmara imitaram as alterações de pressão verificadas dentro e fora do oceano diante de frentes frias e massas de ar quente.

Outra parte do estudo monitorou o movimento de tubarões selvagens com a ajuda de receptores acústicos e aparelhos de GPS (Global Positioning System) na Estação de Campo Biológica de Bimini, nas Bahamas.

Furacão

A sensibilidade dos tubarões a mudanças de pressão foi descoberta em 2001, quando os animais fugiram das águas mais rasas assim que o furacão Gabrielle começou a se aproximar da costa da Flórida.

Observações feitas por especialistas mostraram que tubarões galha preta migraram para águas mais profundas conforme sentiam a aproximação do mau tempo.

A pesquisadora Lauren Smith explicou essas reações dizendo que o ouvido interno dos tubarões é semelhante ao dos humanos e sente mudanças na pressão. Nos animais, há um nervo que vai do ouvido até o cérebro levando as informações sobre a pressão atmosférica.

Os tubarões usariam então esse mecanismo como um sistema de alerta sobre mudanças no tempo. Acredita-se que o trabalho de Smith seja a primeira tentativa de testar a teoria da pressão.

"Sempre gostei de viajar e mergulhar e isso despertou meu interesse por tubarões". "Foi ótimo poder explorar essa área para o meu doutorado, especialmente porque essa é a primeira vez em que a teoria é estudada com profundidade".

BBC Brasil

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de
reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.
Mestre Gnomo
Mestre Gnomo
Admin
Admin

Masculino
Número de Mensagens : 136
Idade : 44
Localização : Brasil
Data de inscrição : 19/06/2008

https://novaera.1talk.net

Ir para o topo Ir para baixo

Animais Prevêem Desastres Naturais Empty Re: Animais Prevêem Desastres Naturais

Mensagem  Bhalthorn Ter Jun 24, 2008 6:37 pm

Exatamente eu sempre estou observando os animais... principalmente os pássaros... qdo acontecer algo grave eu vou segui-los
Bhalthorn
Bhalthorn
Aprendiz
Aprendiz

Masculino
Número de Mensagens : 26
Idade : 44
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 23/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Animais Prevêem Desastres Naturais Empty Preveem desastres?

Mensagem  Mini johw Ter Jun 24, 2008 8:48 pm

Muito impressionante,imagine um tubarão descobrindo um desastres natural isso ainda causara muita polêmica affraid
Mini johw
Mini johw
Aluno
Aluno

Masculino
Número de Mensagens : 67
Idade : 27
Localização : Brasil
Data de inscrição : 23/06/2008

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=32271992

Ir para o topo Ir para baixo

Animais Prevêem Desastres Naturais Empty Re: Animais Prevêem Desastres Naturais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos